Como entrevistar um candidato?

Publicado por Meninas em 13/06/2013 às 08h45

Meninas, outro dia recebi um pedido de dicas de como entrevistar um candidato a uma vaga na empresa que trabalha.

Então vamos lá! Em primeiro lugar, quando tenho uma vaga aberta para preencher, recorro ao departamento de Recursos Humanos e procuro todas as informações possíveis dos candidatos. Depois de ler todos os currículos e anotar ao lado os detalhes que me interessam, seleciono uns três ou quatro e peço que marquem as entrevistas.

Na hora da entrevista, esteja sempre com os currículos impressos em mãos. Eles vão te auxiliar durante todo o tempo. Saiba bem os nomes dos candidatos. É muito desagradável esquecer o nome da pessoa durante a entrevista. Ela fica desconfortável, mais nervosa e, além disso, mostra desinteresse da parte do entrevistador. Liste umas perguntas básicas, a serem feitas a todos os canditados (sugestões no final do post!!). Outras perguntas, mais específicas, vão surgir de acordo com a experiência de cada um, no decorrer da entrevista.

Comece com uma saudação formal (sem exagerar – lembre-se que o candidato já deve estar nervoso), cumprimentando pelo nome e com um aperto de mão. Eu não gosto de informalidades excessivas ou brincadeiras demais em entrevistas. Acho que não é de bom tom. Uma vez eu estava entrevistando um candidato e ele fazia brincadeiras toda hora e, acreditem se quiser, falou vários palavrões!!! Resultado: eliminado imediatamente!!!

Continue apresentando a área e a vaga, falando os principais objetivos e desafios. Deixe informações como salário e benefícios para o final. Repare na postura do candidato, comportamento, roupas e então, parta para as perguntas.

Na hora de falar salário, comece perguntando qual é o salário atual do candidato ou qual era o salário do último emprego. Informe o salário da vaga e os benefícios. Eu não gosto de fazer negociações na entrevista. Informo que essas condições são limitadas pelo RH. Essa é uma boa hora para avaliar o real interesse do candidato. Depois da entrevista, se você tiver muito interesse naquela pessoa, e for necessário fazer um ajuste na proposta salarial, avalie com o RH as possibilidades e comunique ao candidato, depois, por telefone.

O ideal é que a entrevista dure em torno de 40 minutos, não ultrapassando 1 hora. Mais do que isso fica maçante tanto para o entrevistador quanto para o entrevistado.

Depois de tomada a decisão, é importante dar um feedback a todos os candidatos, mesmo aos não selecionados. É horrível  a pessoa ficar esperando um retorno e nunca receber.

Para o candidato selecionado, comunique a decisão, faça os acertos finais, como data de início, registro na empresa, crachá, equipamentos e etc, e torça para que tudo o que ele mostrou durante a entreviste se concretize!! Rsrsrsrs!

Sugestões de Perguntas Básicas para Entrevista de Emprego

- Quais são as atividades desempenhadas no trabalho atual/último trabalho?

- Por que saiu/quer sair? (Essa resposta é  valiosíssima)

- Por que procurou aquela empresa e em que acha que essa oportunidade pode te enriquecer? (Por essa pergunta dá para perceber se a pessoa conhece a empresa, pesquisou sobre ela, e o quão está interessada na vaga)

- Qual é a disponibilidade para começar na vaga?

- Tem disponibilidade para viagens? Mudar de localidade?

- Estado civil, filhos, com quem mora (É importante saber essas informações principalmente porque isso pode ter impacto direto na questão da mobilidade)

- Aonde mora? (Avaliar questão de deslocamento até o trabalho)

Espero que tenha ajudado meninas!!! E fiquem de olho que já já teremos um post para quando você for o entrevistado!! 

 

Categoria: No Trabalho
Tags: , Candidato, Como Entrevistar, Dicas, Entrevista

Comentários

Meninas Que Trabalham em 01/08/2013 11:54:34
Oi Nicole!
Que bom que você gostou do post e que deu para te ajudar!
As sugestões são sempre bem vindas!! Qualquer pedido novo estamos às ordens!!
Beijos!
Maria Clara
Nicole Brocca em 31/07/2013 11:22:05
Adorei que gostou da dica de post, ficou muito bom e me ajudou muito. Principalmente no questionário. Eu havia feito um, mas agora com suas dicas incluí mais algumas perguntas. Obrigada!
cicero gregorio em 12/07/2013 11:47:40
ola bom dia mioses estou mim preparando para entrevista alguns candidatos na empresa em que trabalho essa e a primeira vês em que entrevisto um candidato Obs. eu sou o proprietário da empresa
grato cicero gregorio

Moises em 19/06/2013 12:40:20
Olá, boa tarde! estou me preparando para entrevistar de alguns candidatos na empresa onde trabalho.
É importante saber estes detalhes e durante a entrevista para deixar o candidato mais tranquilo e esse momento não ser desgastante para ambos.

Enviar comentário

voltar para Nossos Posts de Todo Dia

left show tsN fwR uppercase b01s bdt|left tsN uppercase b01s bdt fwB|left show uppercase fsN bsd b15w fwB|bnull|||news normalcase c05|fsN b01 bsd fwR c05 normalcase|b01 bsd normalcase c05|login news c05 normalcase|tsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 normalcase bsd